terça-feira, 26 de julho de 2016

DOCUMENTÁRIO "MENINO 23" - TUDO A VER COM DIREITOS HUMANOS
Uma história real que se inicia há mais de 90 anos,  recentemente revelada, após ter sido varrida para debaixo do tapete durante décadas.
Para manter encobertos este e outros fatos estarrecedores, parte da elite nacional retrógrada e cidadãos alienados defendem educação sem criticidade, expressa hoje na "Escola sem partido", em vez da "Escola com autonomia". Este documentário decorre desta última.

Carta Capital - 13/07/2016
“Somos a nação da negação”, diz Belisario Franca, diretor do doc ‘Menino 23’
Entrevista com o cineasta  Belisario Franca, diretor do  documentário Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil em cartaz nos cinemas, após ser premiado em duas categorias na edição deste ano do Cine Ceará (roteiro, para Franca e Bianca Lenti, e montagem, para Yan Motta).
Durante os anos 30, quando setores influentes do País flertavam com o fascismo e o nazismo através do movimento integralista, 50 meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda no interior de São Paulo, onde foram submetidos a trabalho escravo.
A descoberta que deu origem ao documentário aconteceu quase por um acaso, quando uma aluna do historiador Sidney Aguilar disse a ele que havia encontrado tijolos marcados com a suástica nos arredores da propriedade de sua família.
Aguilar aparece como o narrador do filme, mas os protagonistas são dois sobreviventes da época, Argemiro Santos e Aloísio Silva, o menino que era identificado como 23, já que os nomes dos garotos eram frequentemente substituídos por números.
http://telatela.cartacapital.com.br/somos-nacao-da-negacao-diz-belisario-franca-diretor-do-doc-menino-23/

DILMA, LULA E ERDOGAN: QUASE TUDO A VER 
Em 2013, o então 1º ministro da Turquia, hoje presidente do País, alertava para a conspiração interna e externa  que buscava promover golpes na Turquia e no Brasil

HÁ 3 ANOS
Viomundo / OM - 22/06/2013
Erdogan diz que mesma conspiração atua na Turquia e no Brasil
Anônimos pautam milhares. E quem pauta os Anônimos?
Premiê turco afirmou que os dois países — duas potências emergentes — sofrem tentativa de desestabilização vinda de fora
http://www.viomundo.com.br/denuncias/erdogan-diz-que-mesma-conspiracao-atua-na-turquia-e-no-brasil.html

Exame / Agência Estado - 22/06/2013
Brasil e Turquia sofrem mesma conspiração, diz premiê
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan, que tem atribuído os protestos no país a uma tentativa internacional de desestabilizar seu governo, sugeriu neste sábado que o Brasil está sendo vítima da mesma "conspiração".
Durante um discurso para simpatizantes na cidade costeira de Samsun, Erdogan disse que o Brasil é vítima do mesmo movimento que tenta derrubá-lo.
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/brasil-e-turquia-sofrem-mesma-conspiracao-diz-premie

DIAS ATUAIS 
Opera Mundi - 17/07/2016
O que aconteceu na Turquia? Por que os militares tentaram tomar o poder?
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/44721/o+que+aconteceu+na+turquia+por+que+os+militares+tentaram+tomar+o+poder.shtml

Conversa Afiada / CC - 26/07/2016
Mino: Lula e Erdogan. Quem é lider?
http://www.conversaafiada.com.br/politica/mino-lula-e-erdogan-quem-e-lider

Nenhum comentário:

Postar um comentário