quinta-feira, 24 de março de 2016

24/03/16 - Hoje, às 17h, em várias cidades, ato pela democracia e contra Globo golpista / Moro cavou sua própria sepultura

ATOS EM VÁRIAS CIDADES PELA DEMOCRACIA E CONTRA GLOBO GOLPISTA
Caros Amigos
Em SP - 17 h - Largo da Batata - Manifestantes fazem ato em defesa da democracia e contra a Globo nesta quinta, 24 - 
A Frente Povo Sem Medo, que reúne entidades e organizações sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e a Intersindical, realiza manifestação, nesta quinta (24), em defesa da democracia e contra a Rede Globo, a quem chamam de artífice do golpe que está em marcha no país.
Em São Paulo, os manifestantes se concentram a partir das 17h no Largo da Batata, zona oeste da capital, e dali seguem em passeata até a sede da emissora, localizada na avenida Chucri Zaidan, na zona sul. “Será uma marcha longa, de aproximadamente duas horas”, antecipa Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST.


GLOBO TREMEU NESTA QUARTA
Viomundo
Veja como seria a nossa reportagem para substituir a sopa de letras do Jornal Nacional: Odebrecht lista 17 “parceiros históricos” da empreiteira na política, 11 são do PMDB
A Globo que nos trouxe o depoimento de um porteiro sobre o triplex do Guarujá e condenou Lula por palestras, pedalinhos e pelo barquinho de lata. O Jornal Nacional que foi a Las Vegas observar o laranjal da Mossack&Fonseca mas não descobriu uma certa Vaincre LLC, dona de uma certa mansão.
Na noite desta quarta-feira o Jornal Nacional simplesmente trocou o jornalismo por uma sopa de letras. Imaginem só, a Globo com suas centenas de produtores, repórteres e editores simplesmente fugiu da pauta.
Ao colocar no ar um emaranhado de siglas, a Globo deu mais um show de manipulação: igualou o PSOL ao PMDB, e passou longe da fina flor do impeachment na contabilidade da empreiteira. Igualou o PCB, que já desmentiu a emissora, ao PT e ao PSDB.
Enquanto isso, um simples blogueiro sujo imprimiu os documentos, pôs-se a analisá-los e, em algumas horas, produziu uma versão que acredita estar razoavelmente próxima da verdade factual: a Odebrecht é dona do PMDB.

VÍDEO: CINEASTA ANNA MULAERT DEDICA PRÊMIO A LULA E DILMA EM EVENTO DA GLOBO
Tijolaço
A coragem de Anna Muylaert dentro de O Globo: Jéssicas há muitas e seus pais são Lula e Dilma. Assista

MORO CAVA SUA PRÓPRIA SEPULTURA
Folha - 23/03/2016 
De tropeço em tropeço - por Tales Castelo Branco e Fernando Castelo Branco, advogados criminalistas
Divulgação de conversa entre Lula e Dilma foi violência processual que violou a Presidência da República e maculou a imagem de Moro

PARA CÚPULA DO JUDICIÁRIO, MOROU EXTRAPOLOU
Estadão
Análise: Judiciário vê sinais de que Moro ‘extrapolou’ na Lava Jato
A alta cúpula do Poder Judiciário tem relatado incômodo com atos recentes do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, na condução das investigações da Operação Lava Jato. A insatisfação, relatada a interlocutores por ao menos dois ministros do Supremo Tribunal Federal e por integrantes do Superior Tribunal de Justiça, foi vocalizada de forma aberta na decisão de anteontem do ministro Teori Zavascki.
Nos bastidores, os ministros consideram três atos de Moro (existem vários outros) como sinais de que o magistrado “extrapolou” na condução da Lava Jato: o grampo a advogados de Lula, a divulgação do áudio da conversa do petista com a presidente Dilma Rousseff e a divulgação de nota em que o juiz se diz “tocado” com as manifestações do último dia 13

MORO DECRETA SIGILO DA PLANILHA QUANDO JÁ ERA TARDE E LAVA JATO ESTÁ NO FIO DA NAVALHA
El País
Lava Jato testa seus limites legais: divulgação da lista da Odebrecht reacende debate
As vozes críticas a Moro já vinham crescendo desde decisão que obrigava o ex-presidente petista a declarar sob custódia policial, e nesta terça-feira, o juiz de Curitiba sofreu seu mais importante revés. Em sentença, o ministro do Supremo Teori Zavascki fez um incisiva crítica a ele e chamou de ilegal a divulgação dos áudios da investigação de Lula envolvendo o ex-presidente, Dilma Rousseff e outros políticos com foro privilegiado. Nem 24 horas depois, Moro se envolveria em outra controvérsia envolvendo o sigilo na Lava Jato.
Na manhã desta quarta, o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, publicou uma lista-bomba cuja origem eram os autos sob responsabilidade de Sérgio Moro. Uma longa planilha da construtora Odebrecht com nomes de mais duas centenas de políticos, valores e apelidos jocosos para eles. Horas depois da circulação dos documentos, e quando a imprensa tentava decifrar se o dinheiro mencionado era doação legal ou caixa 2 das campanhas e os citados já percebiam o impacto, Moro determinou o sigilo - a essa altura inócuo - dos documentos

POR QUE O ACORDO DE LENIÊNCIA DA ODEBRECHT, EM CURSO NA AGU, APAVORA GOLPISTAS E OUTROS PALADINOS DA MORALIDADE, ENTRE QUAIS  A GLOBO,  QUE ESTEJAM ENVOLVIDOS EM FRAUDES?
Valor
CGU confirma negociação de acordo de leniência com Odebrecht
BRASÍLIA ­ A Controladoria­Geral da União (CGU) confirmou nesta quarta­feira que negocia um acordo de leniência com a Odebrecht. É a primeira vez que o órgão de controle fala abertamente na existência de tratativas.
Não há prazo para a conclusão do processo administrativo de responsabilização (PAR).
Essas discussões ocorrem fora do âmbito penal e buscam a reparação de danos ao erário. Mediante a assinatura de acordo, a empresa se livra do risco de ser declarada inidônea pela CGU. Isso impediria novos contratos com o setor público.
Segundo fontes do governo, a expectativa é que o compromisso de uma “colaboração definitiva” da Odebrecht — termo usado pela empreiteira para se referir à delação premiada de seus executivos — pode facilitar as discussões.

BR247
O País tem direito à lista e a delação da Odebrecht - por Tereza Cruvinel
"A parte ainda lúcida da sociedade, que não se deixou cegar pelo ódio, que mesmo não gostando do PT percebe a seletividade do processo, tem o direito de conhecer a lista e as revelações da Odebrecht", diz a colunista Tereza Cruvinel, que critica o desinteresse da força-tarefa da Lava Jato, conduzida pelo juiz Sergio Moro, pela delação de Marcelo Odebrecht; "Depois do desgaste com as ilegalidades cometidas contra Lula, Dilma e outros políticos grampeados, a Lava Jato faria bem em afastar as evidências de que seu propósito não é uma faxina mas sim uma chacina política"; ela lembra, ainda, que, na lista da Odebrecht, surgiram "lanceiros do impeachment", como Aécio Neves, José Serra, Eduardo Cunha e Rodrigo Maia

DIDATISMO: TRADUZIR PARA A POPULAÇÃO E OPERÁRIOS O QUE SIGNIFICA O GOLPE
Blog do André
Comitês e reuniões populares contra o golpe e na defesa dos direitos
Assembleia dos trabalhadores da Ford decidi


NO ACORDO DE LENIÊNCIA, A EMPRESA CORRUPTORA TEM QUE DETALHAR SUA AÇÃO DELITUOSA E APRESENTAR PROVAS ROBUSTAS EM TODAS AS ÁREAS DE SUA ATUAÇÃO, NÃO APENAS NUM SETOR ESPECÍFICO

RodapéNews sempre defendeu que, em casos de fraudes e corrupção contra a administração pública, ocorram investigações, porém, dentro da lei.
No acordo de leniência, em curso, entre Odebrecht e a CGU, a empresa terá que fazer um detalhamento de sua atuação delituosa muito além da Petrobrás, envolvendo outros estados e prefeituras,  apresentando provas robustas.  Com isto, tira-se da mão da troika de Curitiba, Sérgio Moro à frente, novas frentes de investigações.
Enquanto não for concluído o acordo de leniência, as testemunhas ou diretores da empresa não podem fazer delação premiada em processos específicos.
Os processos referentes a Petrobrás, caso fosse aplicado  corretamente  o princípio da territorialidade - não alegado pelos advogados dos vários réus por ocasião da deflagração da operação em abril de 2014 - não ficariam nas mãos de Sérgio Moro. Fica claro que a atuação de Moro não surgiu espontaneamente e foi montada com base num alinhamento entre Justiça Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal com o objetivo de mostrar a corrupção apenas do PT, encobrindo as dos demais partidos, com ações seletivas e parcela de decisões judiciais ilegais.
Em outras palavras, a Odebrecht, neste momento, dá o troco na troika de Curitiba e alopra o mundo político. 
A maioria dos partidos políticos está envolvida há anos com esquema de financiamento - legal ou não -, há vários anos.
Há 24 anos, em 1992, a revista Playboy,  dirigida na ocasião pelo jornalista Juca Kfouri, denunciou um mar de lama envolvendo a atuação da Odebrecht.  O relato sobre este fato você encontra aqui.
Hoje, contudo, diferentemente do pretendido por Moro e golpistas, a Odebrecht, em  vez de confessar sua ação delituosa apenas em relação à Petrobrás, resolveu fazer uma "colaboração definitiva", mais abrangente, expressa pelo acordo de leniência.
O tiro dos golpistas saiu pela culatra. 

CGU
Acordo de leniência
Compete à CGU celebrar acordos de leniência no âmbito do Executivo Federal. Empresa deve ajudar a identificar os envolvidos na infração e reparar integralmente o dano financeiro.

Uol
Odebrecht anuncia "colaboração definitiva" com a Lava Jato

TROIKA DE CURITIBA (MORO, MPF E PF) ESTÁ COM MEDO DA DELAÇÃO PREMIADA DE DIRETORES DA ODEBRECHT
CA
Uma esculhambação: MPF não negocia com Odebrecht
Vazamento foi uma patranha. De quem?

TOC, TOC, TOC! QUEM BATE? ABRA, É A PF - COMPORTAMENTO MUITO ESTRANHO E SEM LÓGICA DA PF, DE ACORDO COM O RELATO ABAIXO
Estadão - 22/03/2016
O dia em que a PF bateu à minha porta

HISTORIADOR AMERICANO JAMES N.GREEN VÊ ATENTADO À DEMOCRACIA NO BRASIL
BBC
Americano vê risco de 'golpe' contra o sistema eleitoral para pôr PMDB e PSDB no poder
Para o americano James N. Green, que pesquisa a história brasileira há mais de 30 anos, os mesmos argumentos têm sido evocados por muitos dos que agora defendem o impeachment de Dilma Rousseff.
Professor de história moderna da América Latina e Diretor da Iniciativa Brasil da Brown University, em Rhode Island (EUA), Green afirma que desta vez o movimento não busca levar os militares ao poder, mas entregá-lo ao PMDB e PSDB.
"Para mim é um atentado contra a democracia e os princípios democráticos", afirma.
Confira a entrevista com Green, parte de uma série de reportagens em que a BBC Brasil convida os principais observadores estrangeiros a analisar este momento crítico da história brasileira

NEM MORO, NEM BOLSONARO! RESISTIR AO GOLPE
Viomundo
Francisco Luis: No 13 de março, sinais de preparação de terreno para um novo Collor
Não nós enganemos: o ataque é contra toda a esquerda. Por exemplo, as pichações contra a sede da UNE, do PCdoB e à invasão do perfil do deputado federal Jean  Wyllis (PSOL-RJ). A história ensina que, ante à crise brutal do capitalismo, a ditadura e o fascismo são saídas perfeitamente viáveis para os conservadores.
Neste momento, é fundamental a presidente Dilma proteger a sua base social.  Para isso, deveria começar por engavetar a reforma da previdência e tomar medidas anticíclicas para garantir o emprego. Sem melhorar a economia e proteger os pobres, não há saída para o governo federal.
De outro lado, para o PT o caminho é voltar a ser PT, ou seja, um partido de lutas, ligado umbilicalmente aos movimentos sociais e e volte a denunciar os absurdos que a direita faz. Só assim poderá sobreviver.O tempo de conciliação entre capital e trabalho acabou. Agora é tempo da luta de classes na rua.
Devemos concentrar todos os esforços em defesa da democracia, de Lula.  Ao mesmo tempo, cobrar do governo que proteja a sua base social para ter condições políticas para debelar a crise.

INTOLERÂNCIA NAS ESCOLAS
BBC
Polarização cria 'bullying político' em escolas
Uma camiseta com a bandeira da Suíça, país conhecido por sua neutralidade, teria feito com que um menino de 9 anos fosse xingado e ameaçado em uma escola de São Paulo. O motivo? A peça era vermelha

GOVERNO ALCKMIN, NO BICO DO CORVO, TEM MUITA BLINDAGEM

TUCANOS ACUSAM ALCKMIN E DORIA DE VÁRIAS IRREGULARIDADES
Folha 
Tucanos recorrem ao Ministério Público Eleitoral contra Doria
Também autores da representação na esfera partidária, Goldman e Aníbal acusam o afilhado do governador de abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores e infrações da lei da Cidade Limpa. O empresário nega as acusações

EMPREITEIRAS INVESTIGADAS NA LAVA JATO SUPERFATURAM OBRAS DO RODOANEL E AGRADECEM VISTAS GROSSAS DA DERSA
TVUol
PF abre inquérito para investigar suspeita de superfaturamento

Estadão
PF investiga fraude em obra do Rodoanel
Suspeita é que aumento de R$ 170 milhões com terraplenagem teria sido autorizado para beneficiar empreiteiras; Dersa nega

AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO
Folha
SP fica sem tornozeleira eletrônica para monitorar saída de presos

GOVERNO ALCKMIN BLINDADO TAMBÉM PELA JUSTIÇA - ROMBO SUPERIOR A R$ 400 MILHÕES COM MÁFIA DO ICMS
Carta Capital
Justiça paralisa ações contra corrupção no fisco do governo Alckmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário