domingo, 19 de outubro de 2014

19/10/14 - Advogada eleitoral e especialista em computação alertam: urnas eleitorais são passíveis de fraudes

NOTÍCIA DO DIÁRIO DO COMÉRCIO DE 1º OUTUBRO DE 2014 DIZ QUE ANTONIO DIAS TOFFOLI, PRESIDENTE DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), TERIA SIDO ALERTADO SOBRE FRAGILIDADES DAS URNAS, MOSTRANDO QUE ELAS SÃO PASSÍVEIS DE FRAUDES 

  • INSERATOR, PROGRAMA ENCONTRADO NO SISTEMA DE VOTAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), É PASSÍVEL DE MANIPULAÇÃO E PODE DESVIAR UMA CERTA PORCENTAGEM VOTOS DE UM CANDIDATO PARA OUTRO, AFIRMA PEDRO REZENDE, PROFESSOR E ESPECIALISTA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB); 
  • ADVOGADA ELEITORAL MARIA APARECIDA CORTIZ CORROBORA ESTA VISÃO DO PROFESSOR E FAZ EXPOSIÇÃO COMPROVANDO OS FATOS, INCLUSIVE INFORMA QUE PETICIONOU DIAS TOFFOLI SOBRE A VULNERABILIDADE DOS CÓDIGOS FONTES (VEJA VÍDEO QUE CONSTA DA NOTÍCIA DO DIÁRIO DO COMÉRCIO)
Dias Toffoli, presidente do TSE, teria sido alertado sobre a fragilidade. / Arquivo TSE

VULNERABILIDADES DAS URNAS ELEITORAIS CONSTAM DA NOTÍCIA E VÍDEO ABAIXO REPRODUZIDOS

Diário do Comércio - 01/10/2014
É fácil clonar as urnas eletrônicas com um PC
A advogada informa que entrou com petição junto ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, alertando-o sobre o assunto. E continuou: "A situação é grave e parece que eles não estão muito preocupados. Quem mexer neste dispositivo da urna, faz a votação, faz a mídia de resultado e substitui tudo. Descobrimos que o código fonte para isso exige uma senha. Mas é uma senha sequencial fixa de seis números que pode ser quebrada em segundos por computadores domésticos. Por isso, digo que é possível clonar uma urna dentro da própria casa."

Youtube / Debate "Polêmicas Contemporâneas" - FACED/UFBA - 15/09/2014
Vídeo - As urnas eletrônicas e o sistema de votação no Brasil são seguros? 
Parte do debate, com a exposição da Dra. Maria Aparecida R. Cortiz (advogada eleitoral).
Entre os temas abordados estão as Fases do Processo de Votação no Brasil (desenvolvimento e apresentação dos programas a serem instalados nas urnas, geração de mídias, inseminação das urnas, votação, totalização de votos etc.) e as VULNERABILIDADES que foram encontradas nos programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas nas eleições de 2014
[Resposta do RodapéNews à pergunta acima depois de analisar as ponderações do especialista em computação e da advogada eleitoral: Não]

SE AS URNAS PODEM SER FRAUDADAS, RODAPÉNEWS PERGUNTA:
  1. Por que os partidos, contrários a quaisquer fraudes nas urnas eleitorais e  que estão na disputa neste 2º turno para a presidência e para os governos estaduais, em comum acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, não realizam auditorias por amostragem em várias regiões do País, logo após os 2º turno?
  2. Por que a pressa em apresentar resultados e finalizar o processo eleitoral em contraposição à transparência e lisura no processo de votação?
Em São Paulo, como exemplo, poderiam ser auditadas por amostragem  urnas de algumas regiões administrativas, entre as quais: São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Paulo (Capital), Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas e Sorocaba. 

HOJE, ÀS 22h,  DEBATE ENTRE OS PRESIDENCIÁVEIS NA TV RECORD
R7
Com campanha eleitoral acirrada, debate da TV Record deve ser decisivo para eleitor definir voto
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se encontram na emissora neste domingo (19)
Depois que os ânimos de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se acirraram na última semana, com trocas de acusações que envolveram até os irmãos dos candidatos e a divulgação das pesquisas eleitorais Ibope e Datafolha, que mostram um empate técnico entre os dois, o debate à Presidência da República da TV Record deverá ser decisivo para a escolha do eleitor. 
O embate acontece neste domingo (19) a partir das 22h e terá a apresentação dos âncoras do Jornal da Record, Adriana Araújo e Celso Freitas. A partir das 20:30h, a R7 TV transmite um programa exclusivo com a preparação e os bastidores do encontro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário